Thursday, January 08, 2015

"O Último Amor de Mr. Morgan"

O veterano ator, que considero genial, Michael Caine, está simplesmente excepcional no melancólico "O Último Amor de Mr. Morgan", direção de Sandra Nettelbeck. Matthew Morgan é um viúvo solitário, que mora em Paris sem falar o francês, que nunca se preocupou em aprender, pois quem era sua intérprete era sua mulher, Joan (Jane Alexander). Só que já se passaram três anos desde a morte dela, e Matthew não consegue esquecê-la, após mais de 50 anos juntos. Seus dias são ocupados passeando pela cidade e dando aulas de inglês para uma amiga.

Mas Matthew terá um ânimo extra ao conhecer a jovem professora de dança Pauline (Clémence Poésy, de 117 Horas e Na Mira do Chefe). Os dois acabam, aos poucos, se tornando grandes amigos e Matthew começa a sentir algo mais profundo pela garota, que poderia ser sua neta. Em determinado momento, ela até comenta que se sente bem com ele, por ele olhá-la sem desejo. O que não é verdade, dirá depois Matthew para Pauline. Porém sem perspectivas de emendar um romance com ela, o velho professor de filosofia tenta o suicídio. O ato vai mexer com tudo na sua vida, pois os filhos dele, que moram nos Estados Unidos vão visitá-lo em Paris, e Miles (Justin Kirk, do seriado Tyrant) não será nenhum pouco receptivo ao envolvimento do pai com Pauline.

A história é envolvente, mostrando como uma pessoa pode mudar o jeito de outra ver a vida - no caso, a luz que Pauline traz para Matthew. E o filme ainda se passa na linda Paris, mostrada sempre ensolarada, com suas belas praças, prédios e o rio Sena. E ainda tem as atuações belas de Michael Caine e Clémence Poésy, e uma aparição completamente diferente de Gillian Anderson, sempre contida e aqui no papel de uma mulher um pouco excêntrica.

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: