Thursday, January 29, 2015

"Grandes Olhos"

"Grandes Olhos", de Tim Burton, começa com Margaret Keane (Amy Adams) fugindo de casa com a filha, deixando para trás um marido abusador. Artista plástico, logo está procurando emprego na San Francisco na segunda metade dos anos 1950. E uma mulher separada, com uma filha pequena, não era bem vista pela conservadora sociedade. Logo ela conhece o pintor Walter Keane (Christoph Waltz), e eles casam para ela não perder a guarda da filha.

Passado um tempo, suas obras, onde destacam-se as figuras de crianças com grandes olhos, tristes e suplicantes. Mas quem leva os créditos é seu marido, Walter, que alega ser suas as pinturas, pois diz ele, teria mais reconhecimento, já que o trabalho de uma mulher não era levado tão a sério. O dinheiro começa a entrar, mas anos depois, cansada dos desmandos de Walter, Margaret decide pedir o reconhecimento de sua obra. Que lhe é negado.

"Grandes Olhos" acaba nos tribunais, com Margaret brigando com Wlater para provar quem era o verdadeiro autor dos quadros. A justiça daria razão para Margaret, ao colocar os dois frente à frente, obrigando-os a pintar um quadro. Ela pintou uma tela a óleo, mas quando Walter foi convidado a fazer a mesma coisa, ele alegou estar com dor no ombro e por isso não poderia pintar.

O filme é um diferencial na obra de Tim Burton por não ser soturno. Nele é retratada uma época onde as mulheres eram vistas apenas como donas de casa, sem muita capacidade intelectual. Amu Adams está muito bem na pele de Margaret Keane, mas Waltz, de novo rouba a cena, com seu jeito cínico, por vezes patético. A cena no tribunal, onde ele é seu próprio advogado, é hilária.

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: