Thursday, January 08, 2015

"As Duas Faces de Janeiro"

Belo filme de suspense baseado em romance de Patricia Highsmith, "As Duas Faces de Janeiro", direção de Hossein Amini, e que tem como pano de fundo a idílica Grécia. A trama se passa no começo da década de 1960, quando um casal, Chester MacFarland (Viggo Mortensen) e Colette (Kirsten Dunst), ele bem mais velho do que ela, conhecem o guia turístico norte-americano Rydal (Oscar Isaac, de Inside Llewyn Davis: Balada de um Homem Comum). A empatia é imediata, talvez por Chester e Rydal serem dois vigaristas notórios, mas sem demonstrarem um para o outro.

Então acontece uma tragédia, com Chester matando um outro homem que estava seguindo-o. O assassinato é testemunhado por Rydal, que vendo a chance de embolsar uma boa grana e obcecado pela jovem e bela Colette, decide ajudar o casal. Para fugir da polícia, os três se embrenham pelo interior da Grécia. E a cada movimento, a tensão vai crescendo mais e mais. O medo da prisão vai deixando todos neuróticos e tensos, até um desenrolar mais trágico ainda.

Viggo Mortensen tem atuação superior a seus pares, mostrando um homem nervoso e ciumento e também frio, mas também destaca-se Oscar Isaac, com seu olhar quase de louco - um personagem que não mostra seu caráter, que não deixa transparecer o que realmente pretende fazer. E acabamos torcendo, por isso, contra ele.

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: