Thursday, January 15, 2015

"Livre"

Reese Witherspoon chegou à excelência como atriz no belo "Livre", direção de Jean-Marc Vallée. A atriz, 38 anos, que levou o Oscar por "Johnny & June", vive aqui Cheryl Strayed, que em meados dos anos 1990 realizou uma jornada de autoconhecimento na trilha conhecida por PCT (Pacific Crest Trail), saindo da Califórnia e indo a pé até o Oregon, em caminhada que levou três meses e na qual quase perdeu a vida. Vida esta, aliás, que havia ido para o buraco.

Cheryl era uma boa filha, boa esposa, boa estudante. Mas ao perder a mãe, morta precocemente aos 45 anos, vítima de câncer (ela é interpretada com paixão por Laura Dern, de Parque dos Dinossauros), larga tudo e cai no mundo das drogas, além de começar a transar com tudo e todos, estragando um ótimo casamento. Para se redimir, Cheryl decide fazer a jornada, sozinha, e com uma mochila com o dobro de seu tamanho - sem saber como se portar no trajeto, ela leva tudo o que imagina precisar, mas aos poucos vai aprendendo o que é realmente necessário.

Uma mulher percorrendo mais de mil quilômetros a pé também seria alvo de perigos constantes, mas tirando os percalços com baixas temperaturas ou a falta de água, ou o encontro com uma cascavel e um cara meio tarado, Cheryl teve a sorte de encontrar só boas pessoas pelo caminho, que lhe ajudaram e a motivaram a prosseguir até o final.

Reese Whiterspoon, conhecida por comédias como "Legalmente Loira" e "E Se Fosse Verdade" vai ao extremo, em cenas de uso de drogas e de sexo. Sua cena inicial, quando tenta levantar a tal mochila do dobro de seu tamanho e peso, é angustiante. A câmera foca a atriz, que ali no chão briga para levantar o trombolho, no que seria apenas uma das dificuldades vividas por Cheryl Strayed.

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: