Thursday, January 08, 2015

"Whiplash - Em Busca da Perfeição"

"Whiplash - Em Busca da Perfeição", direção de Damien Chazelle, como o título nacional entrega, trata até onde o homem pode ir em busca do melhor, do perfeito. O jovem Andrew (Milles Teller, de Namoro ou Liberdade e Divergente) entra para a escola de música nova-iorquina Shaffer, fictícia, mas baseada na famosa Juillard School. Seu objetivo é ser o melhor baterista de jazz desde o seu ídolo Buddy Rich. Ele é descoberto pelo professor e maestro Terence Fletcher (J.K. Simmons, o nazista Vern Schillinger, do seriado Oz, e J. Jonah Jameson, de Homem-Aranha), que é um homem completamente obsessivo com a perfeição com que os músicos de sua orquestra devam interpretar clássicos jazzisticos americanos, como "Whiplash" e Caravan".

O problema é que Terence não tem limites para lidar com seus músicos. Ele age como um oficial nazista, abusando da autoridade e até mesmo se utilizando de intimidades de seus comandados para levá-los à beira do desgaste físico e emocional. Andrew treina tanto que suas mãos sangram caudalosamente - e ele acaba abrindo mão da vida pessoal para tentar agradar o maestro, deixando a namorada para trás e outros prazeres.

J.K. Simmons está excelente como o maestro que beia a psicopatia, um nazista completo no modo de lidar com seus músicos-vítimas. E Teller mostra-se um ótimo ator, compondo um personagem angustiado, por vezes azarado, e também ótimo músico, ao aprender a tocar bateria para viver Andrew.

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: