Thursday, January 15, 2015

"Invencível"

Louis Zamperoni, filho de imigrantes italianos, estava direcionando a vida para a marginalidade. Até que seu irmão mais velho descobriu seu potencial para ser corredor. E é como corredor que Zamp toma jeito e irá às Olimpíadas de 1936, na nazista Berlim, onde terá bom desempenho. A fama, porém, lhe trará problemas quando será feito prisioneiro dos japoneses na II Guerra Mundial. Sua vida é contada em "Invencível", o segundo filme dirigido por Angeline Jolie. O primeiro foi o irregular "Na Terra do Amor e do Ódio", sobre a Guerra da Bósnia. Aqui ela volta a errar a mão, que talvez no comando de um Clint Eastwood tivesse um melhor ritmo e não fosse, por vezes, meloso demais.

Zamp, no entanto, é vivido com extrema competência por Jack O'Connel (300 - A Ascenção do Império). Servindo no Oceano Pacífico na II Guerra, ele vê seu avião cair no mar. Junto com mais dois colegas, ele passa 47 dias à deriva, sobrevivendo a ataques de tubarões, fome, sede, tempestades, até ser resgatado pelo inimigo, no caso os japoneses. O seu destino seria um campo de prisioneiros, onde sofreria as agressões gratuitas do oficial nipônico Mutsushiro Watanabe, vivido pelo astro po Miyavi, que não consegue convencer no papel de sádico militar - seu jeito por demais andrógino estraga a caracterização. Faltou ele estudar a atuação de Ryuichi Sakamoto, que teve presença espetacular no clássico oitentista "Furyo - Em Nome da Honra", travando luta cruel com o oficial vivido por David Bowie.

Apesar do cuidado na reconstituição de época, Jolie é por demais sentimental e também arrasta o filme, propiciando cenas desnecessárias. Ela errou na mão, quem sabe na próxima?

Cotação: irregular
Chico Izidro

No comments: