Thursday, March 05, 2015

"Depois da Chuva"




Estamos em 1984 e as Diretas Já estão a todo vapor. Caio (Pedro Maia) é um jovem estudante secundarista em Salvador que está tendo o despertar político ao mesmo tempo que se envolve com uma colega de colégio. "Depois da Chuva" é um filme de memórias afetivas dirigido por Cláudio Marques e Marília Hughes, que levaram às telas suas próprias experiências do período.

Caio mora com a mãe, separada. O contato com o pai é mínimo. O garoto faz bico numa rádio pirata e começa a se infiltrar na política estudantil. Roqueiro, consegue escandalizar uma professora durante peça de teatro, onde interpreta a música Negue, de Adelino Moreira, e transformada em hino punk pelo Camisa de Vênus. De ritmo lento, "Depois da Chuva" passa-se quase todo nos corredores da escola e pelas ruas vazias de Salvador. Na tevê passam imagens do noticiário da época, como a internação do então presidente eleito Tancredo Neves e sua posterior morte, comerciais, um deles, aliás, tem erro histórico, da Staroup, pois seria realizado somente em 1988.

Apesar do cuidado no visual com os carros e as músicas de bandas como Dead Kennedys e a própria Camisa de Vênus, muitas meninas aparecem em cena de chapinha, o que não era usual nos anos 1980. Mas são detalhes.

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: