Thursday, March 12, 2015

"O Duplo"




Baseado em conto de Fiódor Dostoiévski, "O Duplo", dirigido por Richard Ayoade, traz resquícios de filmes como "Brazil, o Filme" e "1984", com vestuários, tecnologias dando a impressão de estarmos num futuro pós-apocalíptico e visual anos 1950.

Jesse Eisenberg vive Simon James, um rapaz tímido e sem atitude que trabalha numa espécie de empresa governamental como conferencista. Enfim, um burocrata. Apaixonado secretamente por uma colega e vizinha, Hannah (Mia Wasikowska), seus dias são todos iguais, praticamente sem ser notado no trabalho. Um típico zé ninguém. Eis que um dis surge um novo colega, James Simon (novamente Jesse Einsenberg, um sósia até no jeito de vestir.

Só que James Simon é o oposto de Simon James. Completamente sociável, falante, manipulador, inescrupuloso, consegue ser idolatrado pelos colegas e chefes. Suas atitudes, no início até encantam seu sósia apagado, mas aos poucos Simon nota que James é um tremendo aproveitador, roubando suas ideias, trabalho e até mesmo a mulher de seus sonhos.

"O Duplo", no entanto, deixa em aberto se James Simon é fruto da imaginação de Simon James, que teria criado o alter-ego para se sentir diferente, mais poderoso, e ser alguém que ele nunca conseguiria ser. Ou se o sósia realmente estava lá, para infernizar a vida do funcionário pacato?

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: