Thursday, March 19, 2015

"O Duelo"




"O Duelo", dirigido por Marcos Jorge, é o último filme da carreira de José Wilker, morto em 2014. E decepciona, não se decidindo por comédia ou drama. O resultado acaba sendo muito fraco, sendo que Wilker não parece à vontade no papel de Chico, fiscal e personagem mais famoso da pequena cidade litorânea de Periperi. Até a chegada na localidade do comandante Vasco Moscoso de Aragão (Joaquim de Almeida), que aposentou-se da vida marítima.

E Vasco começa a encantar a todos em Periperi com suas histórias fantásticas sobre as centenas de viagens que fez ao redor do mundo. Ele é uma espécie de Barão de Munchhausen, contando sobre batidas em icebergs, naufrágios, encontro com belas mulheres. Os moradores da cidade passam a sentar em sua volta para ouvir, embasbacados as suas histórias. Mas Chico não acredita em nada, acreditando que Vasco é um grande mentiroso. E não vai sossegar enquanto não provar que as aventuras do comandante não passam de invenção.

O problema do filme já começa por seu título, pois em nenhum momento ocorre duelo algum. E os atores parecem desanimados em seus papéis. Além do que os coadjuvantes têm caractarização exagerada, alguns parecendo ter saído do Zorra Total. Muito histrionismo, caretas, gestos exagerados.

Cotação: ruim
Chico Izidro

No comments: