Thursday, June 04, 2015

"A Estrada 47"




Quatro soldados brasileiros se perdem no front na Itália durante a II Guerra Mundial. A eles se junta um repórter, um desertor italiano e um soldado alemão ferido. A história é fictícia, mas relembra a participação da FEB na campanha contra os nazistas quase no final do conflito. O filme é "A Estrada 47", direção de Vicente Ferraz.

O exército brasileiro, ao contrário do norte-americano, era misto, ou seja, não havia a segregação racial. Por isso, estavam lá em Monte Castelo os soldados brancos Guimarães (Daniel de Oliveira) e Tenente (Julio Andrade), o nordestino Piauí (Francisco Gaspar) e o negro Laurindo (Thogum), todos especialistas em desarmar bombas. Eles sofrem um ataque de pânico durante uma batalha, descem a montanha e se perdem do resto da companhia.

No meio da neve, desesperados, apavorados, os soldados decidem chegar até a Estrada 47, que está toda minada e bloqueando a entrada para a sitiada cidade de San Giuno. Eles imaginam que se liberarem a via, não serão acusados de desertores. Mas como chegar lá e ainda carregando um soldado alemão seriamente ferido, Mayer (Richard Sammel, de Bastardos Inglórios e do seriado The Strain) e do italiano Roberto(Sergio Rubini).

O filme é repleto de tensão, boas cenas de ação - a produção é esmerada, com legendas para as falas italiana e alemã. No final, temos aquele gostinho amargo do trabalho da FEB, que acabou relegado, quase coadjuvante. Muita gente nem sabe da participação brasileira no front, fazendo o serviço sujo e os americanos ficando com a glória e os louros da fama.

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: