Wednesday, June 24, 2015

“Enquanto Somos Jovens”




Josh Srebnick (Bem Stiller) tem 44 anos, é um documentarista cujo filme está sendo feito há 10 anos e nunca é finalizado. Ele é casado com Cornelia (Naomi Watts), 42 anos, que trabalha como produtora dos filmes do pai, o também documentarista Leslie (Charles Grodin). O casal começa a se sentir deslocado e incomodado quando os melhores amigos se tornam pais, algo que a dupla nem sonha. Até que conhecem outro casal, os jovens Jamie (Adam Driver) e Darby (Amanda Seyfried), ele querendo trabalhar com documentários e ela ganhando a vida fazendo sorvetes caseiros. A sintonia é completa entre os quatro, e Josh e Cornelia se sentem renovados com a convivência com Jamie e Darby em “Enquanto Somos Jovens”, direção de Noah Baumbach.

O casal mais novo, apesar da idade, vive desconectado. Escutam discos de vinil, se recusam a acessar o Google quando têm dúvidas, andam de bicicleta e usam sapatos sem meia. A pureza de ambos cativa Josh e Cornelia. O problema é que nada aparenta ser como parece, e logo Josh começa a se sentir incomodado com sua inércia, sua falta de ambição, e a esperteza de Jamie.

“Enquanto Somos Jovens” tem ecos nova-iorquinos dos filmes de Woody Allen. Os diálogos intelectualizados dos personagens, os cenários e cenas que remetem a obras do cineasta, principalmente as em que Josh grava seu documentário, numa entrevista com um filósofo – esta citação remete a “Crimes e Pecados”, de 1989.

O filme de Baumbach derrapa somente em seus momentos finais, em uma fraca cena durante um coquetel e depois, no conformismo do casal de protagonistas, que derruba suas convicções, para se sentir conectado com um mundo que os rejeitava.

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: