quinta-feira, dezembro 17, 2015

"Califórnia"




A ex-VJ da MTV Marina Person utilizou suas experiências pessoais para realizar o ótimo "Califórnia". Na trama, a jovem Estela (Clara Gallo) está com seus 16 para 17 anos, em meados dos anos 1980. E ela planeja viajar para os Estados Unidos, onde fará uma viagem ao lado do tio Carlos (Caio Blat) pela Califórnia. Carlos é jornalista que mora na terra do Tio Sam. Especialista em música, ele envia para a sobrinha, que mora em São Paulo, as novidades musicais que surgem por lá.

Estela está cursando o ensino médio e é apaixonada pelo mauricinho Xande (Giovanni Gallo), mas acaba se encantando pelo niovo colega, o esquisitão JM (Caio Horowicz), que usa o cabelo estilo Robert Smith, do The Cure. Então próximo da viagem, Estela fica sabendo que ela não vai acontecer, pois seu tio vai voltar para São Paulo. Ele é portador de uma doença misteriosa, que ataca o sistema imunológico. É a AIDS, ainda desconhecida do grande público.

Estela tem, então, de lidar com a doença do tio, o amor, a perda da virgindade. Tudo embalado pelo rock oitentista. A trilha sonora tem claro, The Cure, David Bowie, o artista preferido da protagonista, Blitz, Titãs, Metrô, Paralamas do Sucesso e até Lulu Santos, com sua De Repente, Califórnia, que é mostrada durante um luau na praia.

Clara Gallo está ótima, tem aquele olhar de quem está descobrindo o mundo. E guarda forte semelhança com Marina Person. Seus pais são vividos por Virginia Cavendish e Paulo Miklos, numa espécie de ironia, pois ele interpreta um homem rígido e moralista, mas pertence a uma das bandas mais iconoclastas e contestadoras dos anos 1980, Titãs. Das amigas de Estela, quem se destaca é a engraçada Letícia Fagnani, já vista como a secretária de Danilo Gentili no seriado "Politicamente Incorreto".

Marina Person foi cuidadosa na reconstituição de época - os cabelos, as roupas, o linguajar. E claro, a bela e saudosista trilha sonora.


Veja o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=pSACvd-JKis

Duração: 1h30min

Cotação: ótimo
Chico Izidro

Nenhum comentário:

“QUEER”

Foto: Paris Filmes “QUEER”, dirigido por Luca Guadagnino a partir de um roteiro de Justin Kuritzkes, é baseado em romance homônimo de 1985...