Wednesday, December 09, 2015

"Olhos da Justiça" (Secret in Their Eyes)




Hollywood tem o péssimo costume de destruir suas transposições de sucessos de outros países. Ligeiramente vou citar aqui "O Silêncio do Lago", "Vanilla Sky", "Cidade dos Anjos" e "A Gaiola das Loucas". Agora a indústria norte-americana decidiu estragar o genial "O Segredo dos Seus Olhos", filme argentino ganhador do Oscar de melhor estrangeiro em 2010. Em "Olhos da Justiça (Secret in Their Eyes), direção de Billy Ray, a trama é basicamente a mesma que teve como protagonistas Ricardo Darín e Soledad Villamil, mas com algumas alterações. No filme de 2009, o personagem de Darín tentava encontrar o assassino da mulher de um bancário. E a ditadura militar argentina era o pano de fundo na história.

Agora, a trama tem como assassinada a filha da investigadora do FBI, Jess (Julia Roberts) no começo dos anos 2000. O crime abala seriamente o colega Ray (Chiwetel Ejiofor), que tem uma paixonite aguda pela procuradora Claire (Nicole Kidman). Os anos passam e Ray, que deixou a agência, continua procurando pelo criminoso. E aqui, ao contrário do original, o pano de fundo é o pavor e a neurose causados pelos atentados de setembro de 2001.

O problema de "Olhos da Justiça" é a rapidez e impaciência do diretor Billy Ray em comandar a história, que na sua primeira versão, apresentava sutileza, humor (principalmente no personagem Pablo Sandoval, interpretado por Guillermo Francella), tensão amorosa entre os personagens de Darín e Soledad. Ray tenta ainda recriar o famoso plano-sequência no estádio, aqui transposto para um jogo de beisebol, sem conseguir a mesma magnitude. E por mais que seja legal ver uma relação inter-racial, o casal platônico formado por Chiwetel Ejiofor e Nicole Kidman não funciona, apesar de os atores estarem muito bem em cena, assim como Julia Roberts, que vive uma mulher perturbada e sofrida.

Veja o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=9nuQ0npGE_M

Duração: 1h51min

Cotação: regular
Chico Izidro

No comments: