Wednesday, December 09, 2015

"Dois Amigos" (Les Deux Amis)



"Dois Amigos" (Les Deux Amis), direção de Louis Garrel, mostra o que uma mulher pode fazer com uma amizade. Ainda mais quando um deles é o depressivo Clément (Vincent Macaigne), que é perdidamente apaixonado por Mona (Golshifteh Farahani). Só que ela guarda um segredo e não quer mais vê-lo. Clément entra em desespero e pede a ajuda do melhor amigo, o conquistador Abel (Louis Garrel).

Abel procura Mona e pede que ela volta com Clément. Só que a garota se recusa. Ela não quer dizer, mas é uma presidiária, que está cumprindo os últimos dias de sua pena e pode trabalhar durante o dia, tendo de voltar para a prisão após o trabalho. Abel e Clément, sem saber, impedem que Mona entre no trem que a levará para o presídio. Ela entra em pânico, mas acaba saindo com os dois por Paris. Abel trabalha como frentista, mas sonha em ser escritor. E Clément é um ator, que consegue apenas bicos de coadjuvantes em filmes.

Aos poucos, Abel vai conhecendo mais Mona, acabando por cair de amores por ela. E isso pode interferir na amizade com o ator. O trio central de "Dois Amigos" é intenso. A iraniana Golshifteh Farahani, banida em seu país depois de divulgadas as cenas de nudez que faz no filme, tem uma beleza forte e apresenta certa fragilidade no olhar. Sua cena em que dança num café é poderosa. Vincent Macaigne apresenta um personagem que beira o patético e Garrel, visto em "Saint Laurent", vive com perfeição uma pessoa cínica, interesseira e egoista. Como pano de fundo uma Paris bela, silenciosa e aberta a todos.

Veja o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=A3SpKIWkKTg

Duração: 1h42min

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: