Thursday, December 03, 2015

"Tudo Que Aprendemos Juntos"



Lázaro Ramos salva este filme do naufrágio graças a sua atuação segura. "Tudo Que Aprendemos Juntos", direção de Sérgio Machado, é uma mistura de "Ao Mestre Com Carinho" e "Mr. Holland: Adorável Professor", e é baseada na história real da formação da Orquestra Sinfônica de Heliópolis, em São Paulo.

Lázaro Ramos, bastante introspectivo, vive Laerte, um músico baiano, expert em violino, que tem um branco durante teste para ingressar na Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), sendo reprovado. Com sérios problemas financeiros, aceita a oferta de uma ONG para trabalhar como professor de música numa escola na favela de Heliópolis. Então Laerte terá de lidar com alunos pobres, desinteressados, envolvidos com tráfico, adolescentes grávidas, muitos abandonados pelos pais.

Já vimos centenas de vezes as mesmas cenas: o professor pede a atenção dos alunos e como resposta, a zombaria da garotada, que responde com palavrões e ameaças. Mas claro que com muita persistência e paciência, Laerte vai conseguir transformar a vida de alguns desses jovens, principalmente a descoberta de um deles, verdadeiro virtuose com o violino e que apresenta sérios problemas de comportamento, só acalmando-se com a música. E claro, sentindo-se traído quando Laerte decide abandonar a garotada por receber proposta de emprego melhor.

Veja o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=wXvwrBI-fE4

Duração: 1h40min

Cotação: regular

Chico Izidro

No comments: