Thursday, December 03, 2015

"No Coração do Mar" (In The Heart of The Sea)



O livro, lançado em 2000 pelo historiador Nathaniel Philbrick, é excelente. O filme quase. "No Coração do Mar" (In The Heart of The Sea), dirigido por Ron Howard, relata os acontecimentos que inspiraram Herman Melville a escrever Moby Dick, que teve seu filme em 1956, dirigido por John Huston e Gregory Peck como protagonista.

Pois no No Coração do Mar" (In The Heart of The Sea) começa com Melville (Ben Whishaw) entrevistando um dos marinheiros sobreviventes do incidente Thomas Nickerson (Brendan Gleeson), que tinha apenas 14 anos quando ocorreu a tragédia, e que por anos tentou apagar da memória os fatos. Mas ele acaba cedendo e relata o que ocorreu com o baleeiro Essex em 1820. A embarcação, comandada pelo capitão George Pollard (Benjamin Walker) e com Owen Chase (Chris Hemsworth) como primeiro-imediato saiu de Nantucket, em Massachussets, com uma missão de dois anos: obter óleo de baleia, o principal combustível da época.

Quando adentrou o Oceano Pacífico, meses depois, é que ocorreu o incidente, quando o Essex foi atacado por um cachalote, acabando por afundar. Os marinheiros sobreviventes tiveram de se amontoar em três botes, com pouca água e comida. Seriam três meses de extrema provação, por causa da inanição, desidratação, dos delírios, culminando com à prática do canibalismo, para não morrerem de fome.

"No Coração do Mar" (In The Heart of The Sea) é fiel ao livro e tem atuações seguras e convincentes de Benjamin Walker, que vive um personagem inexperiente, mas não menos arrogante, por causa de sua condição social, e Chris Hemsworth, marinheiro intrépido. O filme tem cenas muito bem construídas em alto mar, e reconstituição perfeita das embarcações da época. Falha ocorre devido ao mau uso dos efeitos especiais quando tentam mostrar como era o vilarejo de Nantucket. Parece aquelas cenas de filmes antigos, quando a paisagem era pintada no fundo do estúdio. Falha imperdoável.

Veja o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=v8AvVy2aL5M

Duração: 2h02min

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: