Wednesday, December 09, 2015

"O Clã" (El Clan)




Em 1985, a ditadura argentina já havia terminado. E foi quando os argentinos tomaram situação de um acontecimento macabro. Durante o controle militar no país, milhares de pessoas desapareceram. Arquímedes Puccio, que fizera trabalhos para os milicos, sumindo com opositores do governo, havia encontrado, por volta de 1982, uma forma de continuar na ativa, mas desta vez faturando uma grana preta, sequestrando pessoas ricas. Só que para perpetuar seus crimes, ele colocou a família para trabalhar junto. E é isso que mostra o filme "O Clã", dirigido por Pablo Trapero.


Arquimedes era um homem frio e sem escrúpulos, que mesmo depois de descobertos seus crimes, continuou negando, mesmo com todas as provas contra ele. O patriarca dos Puccio é vivido com perfeição por Guillermo Francella. O grupo de sequestradores, além dele, tinha o militar aposentado Rodolfo Franco e mais dois amigos, Roberto Oscar Díaz e Guillermo Fernández Laborde, e os dois filhos, Daniel, chamado de Maguila, e Alejandro (Peter Lanzani). Tinha ainda mais duas filhas e um filho adolescentes. E a mulher Epifanía (Lili Popovich), que era quem fazia a comida dos prisioneiros, que nunca escapavam com vida, depois de semanas encarceradas no banheiro da casa da família, no segundo andar de um prédio comercial no bairro de San Isidro, em Buenos Aires. Depois da entrega do resgate, eles eram executados.


"O Clã" é visto sob a ótima de Alejandro ou Alex, que era uma famoso jogador de rúgby, inclusive jogando pela seleção do país, conhecida como Pumas. Por vezes ele tentou sair do esquema, mas voltava atrás, convencido pela chantagem emocional do pai. A primeira vítima, aliás, era um dos colegas de time de Alex. O filme é forte, tenso, com cenas assustadoras. E incrível, de certa forma acabamos torcendo para que a família não seja pega pela polícia, por mais que seus crimes, que acabaram divulgados pela imprensa em 1985, tenham sido horríveis.

Veja o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=B1H6ZyWOgLk

Duração: 1h48min

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: