Thursday, December 24, 2015

“Labirinto de Mentiras” (Im Labyrinth des Schweigens)



Alemanha, 1958. Um sobrevivente do campo de extermínio de Auschwitz reconhece um guarda do local, agora trabalhando como professor de crianças numa escola da cidade. Corta para o jovem procurador Johann Radmann (Alexander Fehling), que demonstra total desconhecimento do que ocorreu no famigerado campo localizado na Polônia. Aos poucos, porém, seus olhos começam a ser abertos pelo jornalista Thomas Gnielka (Andr[e Szymanski). Então Johann começa uma jornada para mandar para a prisão os assassinos nazistas em “Labirinto de Mentiras” (Im Labyrinth des Schweigens), estreia na direção do ator Giulio Ricciarelli.

Johann notará que a sociedade alemã se recusa a reconhecer os crimes, utilizando as mais esfarrapadas desculpas, como “apenas seguíamos ordens”, “sempre fomos contra Hitler e os nazistas, mas seríamos mortos se não obedecêssemos”. O personagem de Johann Radmann é fictício, mas une três procuradores reais, que trabalharam sob o comando do procurador-chefe Fritz Bauer (Gert Voss). Ele era de descendência judaica e teve de fugir da Alemanha em 1933, quando os nazistas chegaram ao poder. Ele voltou em 1945, após viver exilado na Suécia.

“Labirinto de Mentiras” (Im Labyrinth des Schweigens) choca por mostrar um povo que não reconhecia seus erros, e até agia de modo cínico. Os criminosos de guerra viviam tranquilamente e trabalhavam idem. Sem nenhum remorso pelos crimes que praticaram. A batalha para levá-los à Justiça demorou, mas acabou chegando em 1963, gerando uma onda revisionista e que finalmente abriu os olhos dos alemães, que desde então se penitenciam, transformando-se numa das sociedades mais progressista e liberal do mundo.


Veja o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=uiamX7iYdRE

Duração: 2h04min

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: