Thursday, December 03, 2015

"O Presente" (The Gift)



"O Presente" (The Gift), direção de Joel Edgerton, parece ser um daqueles filmes em que não damos nada. Mas que aos poucos vai se tornando envolvente e angustiante. Tem um quê de "Atração Fatal" na história do casal Simon (Jason Bateman) e Robyn (Rebecca Hall), que se mudam de Chicago para Los Angeles, já que ele recebeu uma bela proposta de emprego. Logo na chegada, enquanto compravam alguns móveis para a casa, Simon reencontra um ex-colega de escola, Gordo (Joel Edgerton), que de início se mostra solícito.

Mas ele não parece ter noção de espaço, aparecendo nas horas mais impróprias, provocando mal-estar, principalmente em Simon, que revela à esposa que Gordo nunca foi próximo no colégio e que era considerado um weirdo ou esquisitão. Já Robyn simpatiza com o rapaz. Mesmo assim, Simon pede que Gordo se afaste. E isso acaba provocando problemas, pois Gordo sente-se rejeitado e resolve incomodar o casal, mas nunca buscando a violência e sim fazendo terror psicológico.

Aos poucos, coisas do passado vão vindo à tona, mostrando que Simon, o cara mais popular na escola, praticava bullying em Gordo. "O Presente" (The Gift) explora algo muito frequente no cinema: a presença de um terceiro, provocando problemas para o casal, que passa a ter atritos e desconfiar um do outro. E quase não existe violência física. É tudo psicológico, agindo na mente dos personagens.

Os presentes que Gordo dá ao casal parecem ser inofensivos, mas são intrusivos. O único erro no filme é Simon ser um especialista em segurança, e não conseguir fazer de sua casa uma fortaleza - sempre à mercê das investidas do lunático Gordo.

Veja o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=TqI8lpdK4Cw

Duração: 1h48min

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: