Wednesday, February 24, 2016

"13 Horas: Os Soldados Secretos de Bengazhi" (13 Hours: The Secret Soldiers of Benghazi)



Em 11 de setembro de 2012, exatamente 11 anos após os ataques da Al-Qaeda nos Estados Unidos, a embaixada norte-americana em Benghazi, na Líbia, foi alvo de ataque de fundamentalistas islâmicos em protesto pelo lançamento de um filme que muçulmanos consideram ofensivo ao Islã. O ataque causou a morte do embaixador J. Christopher Stevens e outros três funcionários do local. O incidente é reencenado agora no filme "13 Horas: Os Soldados Secretos de Bengazhi" (13 Hours: The Secret Soldiers of Benghazi), direção de Michael Bay.

O diretor conseguiu criar boas cenas de tensão e ação. Claro que não faltaram as patriotadas. O filme mostra a morte do embaixador, mas foca as atenções em seis soldados que trabalham na segurança do complexo da CIA em Benghazi. Eles não estão autorizados a combater, porque fazem apenas atividades de observação, mas quando a embaixada é atacada, eles decidem entrar em ação - visto que o local não estava suficientemente protegido. As coisas não param apenas na embaixada, porque so terroristas decidem invadir também o anexo da CIA, que tinha apenas funcionários civis. E enquanto esperam pelo resgate, os soldados tentam defender o local.

Os seis soldados são vividos John Krasinski, James Badge Dale, David Denman, Dominic Fumusa, Max Martini e Pablo Schreiber. Seus momentos antes do ataque são mostrados quando eles têm contato com suas família, que vivem nos Estados Unidos. É o momento mela-cueca, sentimentaloide. Mas não enfraquece este bom filme de ação, que prende o espectador.

Veja o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=4CJBuUwd0Os

Duração: 2h24min

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: