Wednesday, February 17, 2016

"O Quarto de Jack" (Room)



Inspirado em fatos reais, principalmente na violenta história dos Fritzl - Josef Fritzl, que sequestrou a própria filha, Elizabeth, mantendo-a prisioneira no porão de casa, em Amstetten, na Áustria, e com quem teve sete filhos entre 1984 e 2008, quando foi descoberto, "O Quarto de Jack" (Room), direção de Lenny Abrahamson, mostra a história do pequeno Jack (Jacob Tremblay). Aos cinco anos, ele vive com a mãe num pequeno cômodo, cujo único contato com o mundo é uma pequena televisão e a claraboia, onde ele enxerga o céu azul.

Os dois recebem frequentemente a visita de um homem, chamado por ele e a mãe, Joy (Brie Larson), de Velho Nick (Sean Bridgers). Jack passa os dias brincando no pequeno espaço que tem, e se esconde quando Velho Nick aparece. Até cerca de meia hora de filme não sabemos o que acontece com os dois e porque estão confinados no local. Mas Joy tenta mostrar ao garoto que o mundo é mais do que ele está acostumado a ver.

Então descobrimos que Jack e Joy estão presos naquele lugar. Ela foi sequestrada por Velho Nick aos 17 anos quando saia da escola e levada para o cativeiro, onde estuprada, engravidou do seu raptor. Joy sonha em escapar do cárcere e é este o climax da história - o que vem a seguir não convém antecipar aqui.

A atuação de Jacob Tremblay é fenomenal. O garoto, que por causa dos longos cabelos, faz no ínicio pensarmos ser ele uma menina, tem uma atuação de gala, excepcional. Ele rouba a cena, sendo o grande protagonista do filme - que mostra um olhar angustiante em relação à vítimas de sequestro, que tem suas vidas alteradas, às vezes, para sempre. Brie Larson, que apesar de ter apenas 26 anos, tem uma longa filmografia, também está ótima, como a mãe que nunca desiste de tentar mudar o destino, que se apresentou tão cruel para ela e o filho. Um filme angustiante.

Veja o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=IeM5qJp2v8Y

Duração: 1h58min

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: