Wednesday, February 17, 2016

"Lobo do Deserto" (Theeb)



Theeb (Jacir Eid) tem cerca de nove, dez anos de idade, e vive no deserto da Província de Hejaz, localizado no Império Otomano, no começo do século passado. Seus dias são passados brincando com o irmão mais velho, Hussein, que está ensinando-o a atirar. O filme é "Lobo do Deserto" (Theeb), direção de Naji Abu Nowar.

Os dois são filhos de um xeique, e quando o oficial britânico Max e seu guia Marji, chegam a aldeia, pedindo para que sejam levados a um poço no meio do deserto, Hussein é escalado para a tarefa. Theeb, porém, não aceita ser deixado para trás, e segue o trio. E as coisas não serão tão simples, pois o ambiente, mesmo para nativos, é perigoso e hostil.

Theeb é um garoto curioso e inquieto, que não respeita os conselhos dos mais velhos. "Não ande aí", não mexa nisso", "fique aqui". Tudo ele desrespeita. Mas o filme mostrará seu crescimento, numa jornada de conhecimento. Por vezes, "Lobo do Deserto" vai para o lado do sentimentalismo. Mas o garoto Jacir Eid é muito bom, com seu olhar espantado e curioso.

Veja o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=3_vbG89CxuQ

Duração: 1h40min

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: