Wednesday, February 03, 2016

"Suíte Francesa" (Suite Française)



Baseado no romance homônimo da nobre russa Irene Nemirovsky, que judia, foi morta em Auschwitz em 1942, "Suíte Francesa" (Suite Française), dirigido por Saul Dibb, mostra a história de um amor impossível na França devastada pela II Guerra Mundial. A jovem Lucile Angellier (Michelle Williams) vive com a sogra, Madame Angellier (Kristin Scott Thomas), enquanto espera pelo retorno do marido, prisioneiro de guerra na Alemanha, após a derrocada da França em 1940.

Só que a aldeia onde elas moram é invadida pelos nazistas. E um oficial Bruno von Falk (Matthias Schoenaearts) vai morar na mansão de Madame Angellier, por determinação do novo governo alemão. E ele e Lucile descobrem algo em comum, a música, que os aproxima. Além disso, vai crescendo entre eles uma paixão incontrolável. Ao mesmo tempo, Lucille esconde o fazendeiro Benoît Labarie (Sam Riley), que matou um outro oficial alemão e está sendo caçado pelo exército invasor.

O filme incomoda por se passar em um vilarejo francês, mas onde todos falam inglês fluente. Desde os camponeses até os alemães. Claro, isso é uma exigência do mercado cinematográfico, mas que soa estranho. Michelle Williams não consegue convencer em seu papel, levando um "banho" de interpretação da sempre excelente Kristin Scott Thomas. Schoenaerts também vacila, ao não conseguir passar emoção em seu personagem. Mesmo vivendo uma paixão ardorosa, ele é sempre frio.

Os coadjuvantes se saem melhor, como Sam Riley e Lambert Wilson, que vive um conde francês, que entra numa fria. Também muito boa a reconstituição de época, a debandada dos parisienses nas estradas, fugindo da invasão nazista, o dia a dia do vilarejo sob ocupação inimiga.

Veja o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=azoDJwdhaWI

Duração: 1h48min

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: