quinta-feira, janeiro 28, 2016

"Trumbo - Lista Negra" (Trumbo)



Dalton Trumbo foi um escritor e roteirista norte-americano e comunista de carteirinha. O drama que ele viveu no final dos anos 1940 e na década seguinte é contada no belo drama "Trumbo - Lista Negra" (Trumbo), direção de Jay Roach.

Trumbo foi perseguido por suas ideias esquerdistas no começo da Guerra Fria. Perseguido pelo macarthismo, foi incluido na lista dos "Dez de Hollywood", roteiristas da meca do cinema que se negaram a colaborar com as investigações que perseguiam os considerados subversivos. Na época, ele era o melhor salário da indústria, mas acabou despedido e preso. Após sua libertação, acabou sobrevivendo escrevendo roteiros sob pseudônimos para estúdios menores.

Por ironia, ganhou por duas vezes o Oscar, por "A Princesa e o Plebeu" e "Arenas Sangrentas". Só saiu do ostracismo quando procurado por Kirk Douglas para roteirizar o clássico "Spartacus" e depois por Otto Preminger para escrever o épico "Exodus". Os dois, apesar da pressão dos anti-comunistas, colocaram o nome de Trumbo nos créditos das obras. Em 1971, ele mesmo dirigiria "Johnny Vai à Guerra", baseado em seu próprio livro, lançado em 1939.

O filme é uma verdadeira lição de história, mostrando um período odioso da América, com a Caça às Bruxas, onde muita gente perdeu emprego, casa, família e em certos casos, até a própria vida. Bryan Cranston, que viveu o professor Walter White, que vira traficante em Breaking Bad, é a maior qualidade do filme, com uma interpretação magistral de Trumbo, incorporando até mesmo seus tiques e manias. O personagem é humanizado, com suas contradições. Era um homem que pensava na humanidade, mas tiranizava sua própria família.

Os personagens coadjuvantes também estão muito bem, como por exemplo a colunista de fofocas e que perseguia os esquerdistas, usando até chantagem, Hedda Hopper, interpretada com perfeição por Hellen Mirren. Ou o John Wayne de David James Elliot, fascista até o último fio de cabelo.

Veja o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=n0dZ_2ICpJE

Duração: 2h04min

Cotação: ótimo
Chico Izidro

Nenhum comentário: