quinta-feira, janeiro 14, 2016

“Diplomacia” (Diplomatie)



O trabalho de direção do alemão Volker Schlöndorff está perfeito em “Diplomacia” (Diplomatie), puro teatro filmado, mas sem aquela rigidez costumeira em filmes que seguem este estilo. A obra é baseada em peça homônima escrita por Cyriil Gely, que ficou dois anos em Paris, utilizando os mesmos atores que agora estão na telona, Niels Arestrup e André Dussolier, e se passa em agosto de 1944, em Paris.

A Cidade Luz está em suas últimas horas sob o domínio nazista, depois de quatro anos de ocupação. Derrotados e vendo os aliados às portas da capital francesa, os alemães, comandados pelo general Dietrich Von Choltitz (Niels Arestrup), recebem a ordem de Hitler: colocar a cidade abaixo, destruindo tudo, pontes, prédios históricos, monumentos e fazendo o rio Sena avançar sob as ruas, afogando boa parte da população.

Baseado no hotel Le Meurice, com vista para a Torre Eiffel, Choltitz recebe a inesperada visita do diplomata sueco Raul Nordling (André Dussolier). E este tentará convencer Choltitz a não seguir as ordens do ditador nazista. Os dois passam horas discutindo sobre os horrores da guerra, ética, moral e a beleza de Paris.

O interessante do filme é manter a atenção do público, pois afinal já sabemos o que aconteceu. Paris não seria destruída e está lá até hoje. Arestrup e Dussolier estão excelentes em seus papéis, realizando um excepcional duelo. O filme tem 90% de suas cenas dentro do escritório do general, mas em nenhum momento se mostra desinteressante. Pelo contrário, é repleto de vigor, por causa das atuações e dos diálogos inteligentes e afiados.

Veja o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=M1ssnjycalo
Duração: 1h24min

Cotação: ótimo
Chico Izidro

Nenhum comentário: