Wednesday, January 06, 2016

"Spotlight: Segredos Revelados" (Spotlight)




Um filme que é uma lição de jornalismo investigativo, na mesma linha do hoje clássico "Todos os Homens do Presidente", dirigido por Alan J. Pakula em 1976 e estrelado por Dustin Hoffman e Robert Redford. Trata-se de "Spotlight: Segredos Revelados" (Spotlight), direção de Tom McCarthy. Assim como seu irmão mais velho, ele retrata uma história real, que é a pedofilia na Igreja Católica.

Em 2001, os jornalistas do periódico Boston Globe, de Boston, Estados Unidos, começam a investigar casos de abusos de padres contra menores, e os eventos remontam aos anos 1960. Spotlight é como é chamada a equipe de repórteres investigativos do jornal, formada por quatro jornalistas, que se dedicavam a reportagens especiais. Eles saem a campo para desmascarar os crimes, que eram acobertados por autoridades políticas e religiosas. Os padres, quando eram denunciados, não eram punidos, sendo apenas transferidos de paróquias, perpetuando seus abusos.

O interessante é notar que em tempos como os nossos, onde a pressa é dona das ações, a equipe Spotlight tinha todo o tempo do mundo para fazer seu trabalho, não se questionando gastos e outras necessidades. Mas os jornalistas também quase não tinha vida pessoal, vivendo praticamente para o jornal.

O chefe da equipe Walter Robinson é vivido por Michael Keaton, que em determinado momento é obrigado a reconhecer ter ignorado aviso de vítimas dos padres, pois recém havia chegado no jornal e não soube fazer a leitura dos fatos. Ele chefia o incansável repórter Michael Rezendes (Mark Ruffalo, ótimo), Sacha Pfeiffer (Rachel McAdams) e Matty Carroll (Brian d'Arcy James), que chega a descobrir uma casa de refúgio dos padres pedófilos a poucos metros de sua casa.

Veja o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=zgicIR5Skwc

Duração: 2h08min

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: