Thursday, July 28, 2016

"A Incrível Jornada de Jacqueline” ( La Vache)




Fatah (Fatsah Bouyahmed), é um pequeno fazendeiro argelino que é apaixonado por sua vaca Jacqueline, que ele deseja ver desfilando na grande feira de Agricultura, realizada todos os anos em Paris. E após anos de insistência, sua inscrição é aceita. Aí começa a "A Incrível Jornada de Jacqueline” ( La Vache), dirigida por Mohamed Hamidi. A questão é como conseguir ir para a França, já que a viagem deve correr todas por conta do candidato.
Os aldeões fazem uma vaquinha para que Fatah siga para Paris. Após embarcar numa balsa da Argélia para a França, o que resta ao fazendeiro é seguir andando até a capital francesa levando sua vaca. E pelo caminho, Fatah vai fazendo amizades e até mesmo participando de protestos políticos - sem ter a mínima ideia do que está acontecendo.

O personagem do argelino é cheio de carisma e ingenuidade. Apesar de estrangeiro numa terra estranha, ele não provoca a xenofobia dos franceses. Pelo contrário. Todos o acolhem muito bem, principalmente pelo seu tipo, que consegue se adequar ao ambiente - numa das cenas mais engraçadas do filme Fatah vai a um festival e acaba bebendo um licor de pêssego - e ele como muçulmano não deveria beber. Alcoolizado, canta e acaba sendo beijado por uma garota, auxiliar de um mágico. Só que o momento é registrado e as fotos acabam parando na sua aldeia natal, para desespero de sua mulher, que chega a pedir o divórcio.

Em seu caminho também surge o cunhado Hassan (Jamel Debbouze) casado com uma francesa e que, com vergonha disso, esconde de sua família o fato, e com um nobre, Philippe (Lambert Wilson), que está à beira da falência financeira, mas que abrigará Fatah e sua vaca em sua casa de campo, criando um forte laço de amizade.

O filme é uma fábula de como os diferentes podem se entender, podem se ajudar, sem esperar nada em troca. Enfim, uma comédia divertida e de esperança.


Duração: 1h32min

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: