Thursday, July 07, 2016

"Estive em Lisboa e Lembrei de Você"



"Estive em Lisboa e Lembrei de Você", dirigido por José Barahona, é uma adaptação de romance homônimo escrito por Luiz Ruffato. Narra a história de Sérgio (Paulo Azevedo), mineiro da pequena Cataguases, em Minas Gerais, que tentará a vida em Portugal.

São dois filmes em um só. O primeiro é péssimo e se passa em Cataguases, onde é mostrado o dia a dia do protagonista. Ele mora com a mãe, se apaixona por uma garota, casa, se torna pai, mas sua esposa logo passa a mostrar sinais de insanidade e é internada. Esta parte sofre com as atuações amadoras de seus personagens, principalmente a da atriz que interpreta a mãe de Sérgio.

Então ele decide ir tentar a vida em Portugal. E começa um outro filme, este ótimo. O drama vivido por Sérgio em Lisboa é muito bem conduzido. A história foca na dificuldade de se ser um estrangeiro num país estranho. O mineiro se depara com as dificuldades de conseguir emprego e quando aparece, são vagas na construção civil, que pagam mal. O personagem, porém, aos poucos vai se encontrando quando conhece outro brasileiro, que lhe indica para trabalhar num restaurante - o problema é que Sérgio nunca consegue tirar os documentos necessários para se manter empregado.

Ele também se verá em dificuldades quando se apaixona por uma garota de programa brasileira, vivida por Renata Ferraz. Aliás, os personagens lisboetas são muito interessantes - o africano que vive no hotel em que Sérgio está hospedado, o dono do restaurante, a prostituta.

Toda a história é contada por Sérgio, que está em um local não definido. Não se sabe se num hospital, se numa prisão, se no quarto de um hotel. Enfim, "Estive em Lisboa e Lembrei de Você" nos oferece um belo retrato de como nem sempre é possível conseguir sucesso em um ambiente totalmente diferente daquele a que estamos habituados.

Duração: 1h34min

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: