Wednesday, July 20, 2016

"Life - Um Retrato de James Dean" (Life)




A vida do astro James Dean, que viveu poucos mas intensos 24 anos (1931-1955), serve naquela clichê: daria um filme. Em "Life - Um Retrato de James Dean" (Life), dirigido por Anton Corbijn (de O Homem Mais Procurado e Controle: A História de Ian Curtis), retrata apenas um ano na vida do astro de "Vidas Sem Rumo", "Rebelde Sem Causa" e "Assim Caminha a Humanidade", o último, 1955.

O filme concentra a trama na amizade de James Dean (Dane DeHaan) e o fotógrafo Dennis Stock (Robert Pattinson). Os filmes que eternizariam o ator ainda não haviam sido lançados e ele era ainda um desconhecido, que havia feito como coadjuvante três filmes. Stock, porém, acreditava no potencial de James Dean, e decidiu fazer um registro da sua vida para a revista Life. No início, James Dean se mostrou meio arredio, mas aos poucos foi cedendo. Afinal, era tímido e vivia em seu mundinho particular, aparentando não saber viver com a fama que poderia chegar.

Apesar de certa semelhança com James Dean, Dane DeHaan não consegue convencer, pois apresenta uma atuação afetada. Seu personagem parece o tempo todo entediado, beirando a depressão, com um cigarro na ponta dos lábios. Robert Pattinson também não ajuda. É um ator limitado, sempre com o mesmo olhar de quem parece eternamente perdido.

"Life – Um Retrato de James Dean", no entanto, tem seus méritos, especialmente a fotografia e a reconstituição de época.

Duração: 1h 52min

Cotação: regular
Chico Izidro

No comments: