Thursday, July 07, 2016

"Big Jato"



Diretor de "Amarelo Manga" e "Febre do Rato", Claudio Assis comanda agora "Big Jato", biografia do jornalista Xico Sá. A trama é mostrada de forma atemporal na pequena cidade nordestina de Peixe de Pedra, que parece ter parado no tempo. As casas são antigas, as roupas, radinhos de pilha, mas vemos carros atuais, telefones celulares que não funcionam, mas servem como máquinas fotográficas.

Vemos aqui uma fase na adolescência de Francisco (Rafael Nicácio), um garoto que quer ser poeta e se vê dividido entre o pai, Francisco, que trabalha num caminhão, o Big Jato, limpando as fossas dos banheiros dos moradores do município, e que é extremamente conservador e machista, e o tio, Nelson, radialista fanático pelos Beatles e pela banda que teria servido para inspiração para o grupo inglês, Os Betos. Ambos os personagens são interpretados por Matheus Nachtergaele e seu show à parte.

Em meio ao conflito, pois o pai quer vê-lo trabalhando na limpeza de fossas - Francisco pai e Francisco filho são conhecidos como merda e o merdinha, o garoto se apaixona e escreve suas primeiras poesias, para horror do pai. O filme foca nas descobertas e nas tentativas de mudança, num lugar que parece ter sido esquecido. A presença do cantor Jards Macalé também não se mostra interessante - ele interpreta o personagem Principe, que costuma dar conselhos ao garoto. Mas se Macalé e Nicácio falham, a veterana Marcelia Cartaxo rouba a cena em cada aparição.

Mas é um filme que fala de esperança. E por isso é saboroso de se ver.


Duração: 1h33min

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: