Thursday, July 07, 2016

"Julieta"




O espanhol Pedro Almodóvar adaptou três histórias da vencedora do Prêmio Pulitzer e do Nobel, Alice Munro, e criou "Julieta", sobre uma mulher de 50 e poucos anos e que repensa a sua vida ao longo de três décadas.

Julieta é interpretada na fase madura por Emma Suárez e nos seus 20 e poucos por Adriana Ugarte. A história começa quando ela está de mudança para Lisboa com o namorado Lorenzo (Dario Grandinetti). Mas ao encontrar uma antiga amiga de sua filha Antía, a quem não vê há 12 anos, Julieta decide permanecer em Madri. Vai que sua filha tente entrar em contato com ela após todos estes anos? Então o drama toma conta quando Julieta começa a escrever um diário onde vai contando a sua história ao lado do pescador Xoan, o pai de Antía, e como o conheceu e como o relacionamento dos dois engrenou.

"Julieta" volta 30 anos no tempo e a personagem ganha o rosto de Adriana Ugarte. Toda a sua vida é desmembrada - o amor pelo pescador, a relação com o pai, que professor aposentado, se tornou lavrador. A morte do marido num dia em que brigaram, e depois o sumiço da filha Antía, que a colocou num estado quase catatônico até conhecer o escritor Lorenzo.

Almodóvar, desta vez, não dá espaço para o humor em sua obra. "Julieta" é um drama pesado, sem muitas sutilezas. Assim mesmo, o diretor mostra sua conhecida mão no filme, principalmente no uso das cores nos ambientes.

Duração: 1h39min

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: