Wednesday, November 02, 2016

"13 Minutos" (Elser)



"13 Minutos" (Elser), é dirigido por Oliver Hirschbiegel, de "A Queda! As Últimas Horas de Hitler", e mais uma vez volta para o III Reich, em uma história real que abalou os nazistas em 1939. O filme retrata a vida do carpinteiro socialista George Elser, que apenas dois meses depois do início da II Guerra Mundial, arquitetou um plano para matar Adolf Hitler.

O atentado seria desferido em uma cervejaria de Munique, onde o ditador iria proferir um discurso. Durante semanas, Elser preparou uma bomba no local, mas por apenas 13 minutos Hitler acabou não morrendo, no dia 8 de novembro. Ele tinha de pegar um avião e antecipou sua apresentação. A bomba explodiu, mas o ditador já havia saído do local. Oito pessoas acabaram morrendo.

Na mesma noite, Elser foi capturado na fronteira da Alemanha com a Suíça. Devido a sua capacidade, ele não foi morto de imediato pelos nazistas, ficando preso no campo de concentração de Dachau, sendo assassinado somente pouco antes de acabar a Segunda Guerra Mundial.

O filme mostra o inconformismo de Georg Elser, um trabalhador que não conseguia aceitar a irracionalidade e a animosidade do nazismo. Afinal, o tema nazismo deve ser sempre repetido, ad eternum, para que tais atrocidades nunca mais voltem a acontecer.

Duração: 1h54min

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: