Thursday, November 10, 2016

"O Pequeno Segredo"



"Pequeno Segredo", o filme brasileiro indicado ao Oscar, é dirigido por David Schurmann, um dos filhos da família catarinense conhecida por velejar pelo mundo. A história se baseia no livro “Pequeno segredo – A lição de vida de Kat para a família Schürmann”, lançado em 2012 por Heloisa Schürmann, onde conta sobre a adoção da pequena Kat, filha de um casal formado pelo neozelandês Robert e da amazonense Jeanne.

Os Schürmann já com cinquenta e poucos anos, aceitaram adotar Kat, uma garota que nasceu com o vírus do HIV, já que sua mãe Jeanne contraiu a doença quando recebeu sangue contaminado após sofrer um acidente. Na trama, é mostrada a história dos Schürmann e dos pais de Kat de forma intercalada. Heloisa Schurmann é vivida por Julia Lemmertz e Vilfredo tem como intérprete Marcelo Antony, enquanto que Erroll Shand é o neozelandês Robert e Maria Flora é Jeanne.

O filme mostra todo o processo de conhecimento e de namoro de Robert e Jeanne, que sofre com o racismo da sogra, e também a convivência de Kat com seus pais adotivos. Além do que a menina seguia uma dieta de vitaminas, que ela não sabia serem remédios para controlar a aids. A história se passa nos anos 1990, onde ainda havia muio preconceito contra os portadores do vírus HIV. Mas a menina, quando descobre seu destino, decide que aos 14 anos contará para o mundo seu "pequeno segredo". Que para mim é um título equivocado, afinal, de pequeno não tinha nada. Era um grande segredo.

A história é muito mais entre mãe e filha, com boa atuação de Julia Lemmertz. O personagem de Marcelo Antony é quase figurativo. Já a novata Mariana Goulart beira o constrangimento, com momentos quase teatrais e sem espontaneidade. E no filme até é reforçado o lado bom-moço de Robert, que teria ficado sempre ao lado da cabocla Jeanne, quando na realidade ele chegou a abandonar a mulher por três anos após o atropelamento que ela sofreu.

A história é triste, e às vezes apela para o sentimentalismo barato, tentando provocar o choro do espectador. Para o Oscar, é uma escolha muito exagerada. Mas o filme não é de todo o ruim.

Duração: 1h48min

Cotação: regular
Chico Izidro

No comments: