Thursday, November 24, 2016

"A Chegada" (Arrival)



"A Chegada" (Arrival), direção de Denis Villeneuve, é ficção científica pura, na linha de clássicos como "2001: Uma Odisseia no Espaço" e "Contatos Imediatos de Terceiro Grau", da qual tem muitas semelhanças. E em diversos momentos, o modo como a história é tratada remete também a "A Árvore da Vida", de Terrence Malick.

Em um determinado dia, a professora de linguística Louise Banks (Amy Adams, em atuação espetacular) chega à faculdade para dar sua aula de português. Mas existe algo estranho no ar. E logo ela fica sabendo: a Terra recebeu a visita de 12 naves alienígenas, que se instalaram em pontos determinados do planeta.

Devido ao seu conhecimento, Louise é contactada pelo governo dos Estados Unidos para tentar interagir com os alienígenas. E a missão dela nãoé fácil, pois tem de tentar traduzir a linguagem dos seres extraterrestres, enquanto que os militares a pressionam, ainda mais que em suas cabeças, o que existe é o perigo de uma invasão e de uma guerra interplanetária. Um jogo geopolítico acaba aparecendo, já que a Russia e a China se posicionam contra a presença das espaçonaves.

O filme ainda tem momentos distintos. Num vemos o progresso de Louise com os extraterrestres e noutro temos a linguísta tendo lembranças de sua filha, que morreu vítima de câncer - são estes momentos que remetem direto à "A Árvore da Vida".

"A Chegada" (Arrival) é uma obra que faz pensar, que nos faz refletir sobre o sentido da vida. E nos faz pensar se realmente existe vida além da Terra?

Duração: 1h56min

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: