Wednesday, November 02, 2016

Indignação (Indignation)



Indignação (Indignation), dirigido por James Schamus, é um filme baseado em romance de Philip Roth. A obra, passada no começo dos anos 1950, em meio à Guerra da Coreia, aborda a vida de um jovem judeu que chega à uma universidade em Cleveland, Ohio. Marcus Messner (Logan Lerman), filho de um açougueiro de Newark, quer ser advogado e não quer ter distrações.

Só que seu objetivo começa a ir para o espaço quando ele conhece a estudante de literatura francesa
Sarah Gordon (Sarah Gadon), com atitudes meio avançadas para à época, não tratando a relação sexual como um tabu. Marcus acaba, por causa da namorada, tendo problemas com os colegas de dormitório, pedindo uma transferência. Ao mesmo tempo, ele tem de lidar com os pais, Max e Esther, que não conseguem lidar com o fato do filho estar se tornando independente.

Uma das melhores cenas do longa é quando Marcus confronta o reitor da universidade. Afinal, esse não consegue entender o porquê de o garoto não se entrosar. E o pior, ser um judeu ateu. O embate entre os dois é sensacional, com Marcus descontruindo as posições conservadoras e ultrapassadas do reitor.

O filme retrata o começo de uma mudança profunda na sociedade americana dos anos 1950. E seu personagem principal é um jovem que se mostra "indignado" com a caretice vigente, mesmo que ele ainda carregue um pouco deste ranço.

Duração: 1h50min

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: