Thursday, March 15, 2018

12 Heróis (12 Strong)



Baseado nos relatos do chefe de operações militares Mitch Nelson, contada no livro “Horse Soldiers”, do escritor Doug Stanton, "12 Heróis" (12 Strong), direção de Nicolai Fuglsig, narra a história real de um pequeno grupo de soldados norte-americanos infiltrados no Afeganistão para combater o Talibã logo após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001. A operação ficou marcada por contar com um número reduzido de militares, no caso os 12 do título, que foi organizada de forma completamente secreta - por isso estes soldados ficaram anônimos por muitos anos e a batalha final demorou a ser divulgada. Hoje, no entanto, existe uma estátua de um militar montado em um cavalo no Memorial às vitimas do atentado, construído no local onde antes ficavam as Torres Gêmeas.

Protagonizado pelo eterno Thor, Chris Hemsworth, como Capitão Mitch Nelson, e Michael Shannon no papel do subtenente Hal Spencer, o filme apresenta o grupo de militares numa missão quase suicída no Afeganistão. Eles devem se infiltrar no país do Talibã e tentar convencer o comandante da Aliança do Norte, o General Abdul Rashid Dostum (Navid Negahban) e futuro vice-presidente do país asiático, a aliar-se aos Estados Unidos para eliminar o grupo terrorista Al Qaeda e os talibãs. O que marcou a missão foi o uso de cavalos em um combate contra tanques, e vencida pelos americanos!!!

"12 Heróis" pode, a princípio, cheirar a patriotada norte-americana, afinal enaltece ao extremo o exército daquele país. E isso incomoda muita gente, ainda mais o pessoal abaixo das fronteiras do país de Donald Trump, pois é repleto de heroísmo e patriotismo. Mas apesar de tudo, não é um filme ruim. Deixando de lado ideologias, a obra é preparada para aficiconados em filmes de ação. Produção, efeitos especiais de batalhas, fotografia, tudo enche os olhos.

Duração: 2h11min
Cotação: bom

Chico Izidro

No comments: