Friday, March 23, 2018

"A Melhor Escolha" (Last Flag Flying)



O excelente diretor Richard Linklater, de obras como "Boyhood", "Antes do Anoitecer", "Jovens, Loucos e Rebeldes" e "Escola do Rock", adapta agora o livro homônimo de Darryl Ponicsan (que assina o roteiro ao lado do cineasta). E ele é uma continuação do livro "The Last Detail", também escrito por Ponicsan, que virou filme em 1973, intitulado no Brasil de "A Última Missão", dirigido por Hal Ashby e protagonizado por Jack Nicholson.

Os três amigos são o ex-marinheiro Larry Doc Shepherd (Steve Carell), Sal Nealon (Bryan Cranston) e o reverendo Richard Mueller (Laurence Fishburne). O objetivo do encontro deles é enterrar o filho de Doc, morto enquanto servia na guerra do Iraque. Só que as coisas não serão tão fáceis, ainda mais porque eles querem saber como o rapaz morreu - e a informação é considerada confidencial pelos militares.

O ponto alto do filme é a excepcional química entre estes ótimos atores, todos tendo seus momentos para brilhar. E é incrível como Steve Carell, que brilhou como o chefe desnorteado da excelente série "The Office" vem crescendo como intérprete sério. Aqui no papel de um homem à beira da melancolia.
"A Melhor Escolha" ainda faz uma forte crítica ao militarismo norte-americano - que forma melhor para criticar a instituição, que parece só olhar para o seu umbigo, mostrando os três veteranos lembrando só de momentos ruins da época em que serviram? E o descaso com que a morte do filho de Doc é retratado...

Duração: 2h05min
Cotação: ótimo

Chico Izidro

No comments: