Thursday, March 08, 2018

"O Touro Ferdinando" (Ferdinand)




"O Touro Ferdinando" (Ferdinand), do brasileiro Carlos Saldanha, de sucessos como “A Era do Gelo 2” e “Rio”, trata nesta sua nova animação de um touro espanhol criado para trabalhar nas touradas. Só que ele é um ser pacifista, que prefere cheirar flores a se ver nas arenas de Madrid, enfrentando os toureiros e suas lanças e espadas. A obra é uma releitura do livro infantil do americano Munro Leaf, publicado em 1936, que trazia uma mensagem pacifista. O livro virou curta nas mãos de Walt Disney, ganhando um Oscar em 1938.

Agora com toda a tecnologia a seu dispor, Saldanha entrega um ótimo trabalho, modernizando o texto, indo além da crítica a tortura e morte dos animais nas arenas de touradas. Foca ainda no bullying, um tema que sempre existiu - quem esteve em escola sabe muito bem, só que no meu tempo não se chamava assim. Os caras "inticavam" com a gente.

Bem, voltando ao filme, Ferdinando foi criado numa fazenda preparada para criar touros para as touradas - se eles falhassem, viravam carne pra açougue. Não gostando do seu destino e vivendo com outros touros, estes mais valentes e ignorantes de seus destinos, ele foge e vai parar numa fazenda onde é adotada por uma doce menininha e seu pai. Mas cresce, cresce muito e vira um animal enorme, sem noção de sua força e tamanho. Isso provoca acidentes inimagináveis e um dia, Ferdinando acaba retornando para o local de onde havia fugido. E o bichinho sonha em escapar de novo, pois não consegue aceitar o destino que lhe aguarda.

O filme é divertido, e tem coadjuvantes de peso, como a cabra Lupe, os ouriços Um, Dois e Quatro (não perguntem sobre o Três, que eles choram), os cavalos alemães - aliás, vale a pena assistir a versão original, pois cada um dos animais possui um sotaque diferente - escocês, alemão, espanhol.

Duração: 1h48min
Cotação: ótimo

Chico Izidro

1 comment:

Unknown said...

Excelente filme, desfrutei muito. O Touro Ferdinando se encerra com um saldo positivo e vai divertir adultos e crianças. É uma história bonita e necessária quanto a aceitar as diferenças dos outros, já que, às vezes, só queremos ser autênticos como o protagonista: ficar na sombra do carvalho, quietinhos e cheirando as flores. Honestamente, é um dos melhores filmes de animação. O elenco também é sensacional! Bobby Cannavale é um ator ótimo para os filmes familiares. Recém o vi em Jumanji, é muito divertido! É um dos melhores filmes aventura uma viagem cheia de diversão, emoção e aventura. Esta muito bem adequada para que qualquer membro da família possa ver e ficar encantado com a história. Gostei muito como se desenvolve a história.