Thursday, March 01, 2018

"Projeto Flórida" (The Florida Project)



A Disney World, em Orlando, na Flórida, é um mundo de encanto para adultos, adolescentes e crianças. Mas ali do lado deste mundo criado por Walt Disney, um prédio decadente é casa para pessoas despossuídas, vivendo de forma quase miserável. O nome do local: Magic Castle ou Castelo Mágico. Uma mistura de motel com conjunto habitacional onde vive a pequena Moonee (Brooklynn Prince), protagonista do realista e chocante "Projeto Flórida" (The Florida Project), direção de Sean Baker.

A garotinha de seis anos passa os dias por ali, brincando com seus amiguinhos - uma das diversões deles é cuspir e xingar as pessoas que passam na frente do prédio. Sua mãe Halley (Bria Vinaite) sustenta a filha e paga, sempre de forma atrasada, o aluguel através da prostituição e de pequenos trambiques realizados nos hotéis chiques da região. O Magic Castle é gerenciado pelo solitário Bobby (Willem Dafoe), rígido no controle do local, pois precisa exigir o pagamento em dia dos moradores, na tentativa de garantir a manutenção, ainda que mínima, do hotel. Mas ele também é solidário quando necessário com as crianças que residem e brincam por ali.

Uma das cenas mais atrativas para os brasileiros é quando um casal chega ao Magic Castle - eles estão em lua de mel e chegaram do Brasil. A mulher, no entanto, se horroriza com as dependências e começa a brigar com o marido, em bom português. Afinal, como ele escolheu aquela espelunca para eles passarem as férias.

A pequena Brooklynn Prince não é novata em frente as câmeras, pois já gravou diversos comerciais. Sua atuação é repletas de desenvoltura e leveza, comovendo no papel de uma pequena que tem o sofrimento ali, batendo a sua porta diariamente. Já a tatuada Bria Vinaite, que lembra muito Courtney Love, foi pinçada através de seus posts no instragam, onde aparece fumando maconha e dançando. Seu personagem é aquela looser típica americana.

Depois de muitas cenas cruas e duras, o final pende um pouco para o sentimentalismo, mas nada que faça perder força - o choro de Moonee é de quebrar o coração!

Duração: 1h51min
Cotação: ótimo

Chico Izidro

No comments: