Thursday, October 18, 2018

"Berenice Procura"




Baseado no livro do romancista policial Luiz Alfredo Garcia-Roza, com direção de Allan Fiterman, "Berenice Procura" é um suspense policial tendo como pano de fundo o bairro carioca de Copacabana. O filme n ão é somente suspense, mas fala também de violência doméstica, homossexualismo, mudanças de gênero e independência feminina.

A protagonista é exatamente Berenice, vivida por Cláudia Abreu, que impressiona pela sua beleza intocada - ela está com 48 anos, mas aparenta ter 30 anos a menos!, que está presa a um casamento falido e trabalhando como taxista, no carro herdado do pai. O marido é um machista agressivo, Domingos (Eduardo Moscovis), que trabalha como repórter em um programa de TV sensacionalista, e o filho Tiago (Caio Manhente), que aos 15 anos, está descobrindo a sexualidade, e se sente ignorado pelos pais.

Toda a trama foca no assassinato do travesti (transgênero, corrige Tiago, em determinado momento) Isabelle (Valentina Sampaio), de forma violenta, cujo corpo é encontrado na praia de Copacabana. De alguma forma, Berenice se sente ligada à vítima e começa a investigar, amadoramente, a morte de Isabelle, ao mesmo tempo em que tem de lidar com o marido violento e o filho. O filme apresenta ainda outro núcleo, mas também ligado ao crime, que traz o irmão adotivo de Isabelle, Russo (Emílio Dantas), um ladrão que é acusado do assassinato e inimigo mortal de Greta (Vera Holtz), dona da boate onde cantava a sua irmã.

O elenco é espetacular e o suspense prende a atenção, mesmo que um pouco depois da metade, as soluções pareçam óbvias demais. Além de Cláudia Abreu, se destacam a modelo Valentina Sampaio, que faz um papel intrigante, mas de entrega. A veterana Vera Holtz rouba todas as cenas em que aparece, assim como Moskovis, assustador no papel de uma pessoa assustadora.

Duração: 1h30
Cotação: bom

Chico Izidro

No comments: