sexta-feira, outubro 05, 2018

"Papillon" (Papillon)



"Papillon" (Papillon), dirigido por Michael Noer, é a nova versão do filme clássico de 1973, e que tinha nos papéis principais os astros por Steve McQueen (1930-1980) e Dustin Hoffman, baseado no livro homônimo escrito pelo francês Henri Charrière. E fica difícil não comparar as duas versões cinematográficas.

Papillon é vivido por Charlie Hunnam (Rei Arthur: A Lenda da Espada e que, às vezes, até mostra certa semelhança com McQueen). O personagem é real (o próprio Charrière, e que tinha este apelido por causa da tatuagem de uma borboleta no peito), era um ladrão insignificante em Paris e por causa de uma armação foi preso e condenado à prisão na Guiana Francesa no começo da década de 1930. Ele vai passar os próximos 20, 30 anos tentando escapar da prisão, que era um verdadeiro inferno, chegando a ficar sete anos em uma solitária, não enlouquecendo por detalhes.

Seu grande parceiro nos anos de cativeiro foi o falsificador Luis Dega, um homem frágil e que Dustin Hoffman tão bem interpretou em 1973. Agora o papel ficou com Rami Malek (o Freddie Mercury, da cinebiografia do Queen), que também vai bem, roubando muitas cenas.

O filme retrata isso, e o faz de maneira envolvente. Mas o problema é que faltou muita imaginação ao diretor, que praticamente refilmou cena a cena o clássico setentista. A diferença aqui é que o primeiro era mais contemplativo e mais violento e também com cenas mais repugnantes, como quando Papillon come uma barata na solitária.

Duração: 2h13
Cotação: bom

Chico Izidro

Nenhum comentário: