Thursday, October 25, 2018

"Salto no Vazio"




Ao terminar de ver este filme fico me perguntando como os seus diretores levantaram verba para realizá-lo? Simplesmente é algo inexplicável que alguém filme algo deste tipo e o chame de trabalho cinematográfico. Baixando um pouco o nível, perguntaria o que os cineastas fumaram ou cheiraram para gravar tal história, que não é uma história?

"Salto no Vazio" se classifica como um longa de ficção de Cavi Borges e Patricia Niedermeier. Primeira direção da dupla, foi filmado em seis cidades: Rio de Janeiro, Nova Iorque, Alepo, na Síria,, Berlim, Cannes e Praga, e levou cinco anos para ficar pronto. Mistura elementos de ficção com com dança, artes plásticas, performance e cinema (???).

Os diretores falam em off sobre observações do mundo, enquanto que Patricia Niedermeier ensaia passos de dança em cenários como o Muro de Berlim e ruas da capital da República Tcheca. Nada faz sentido neste recorte de imagens, que funde mapas, fotos e vídeos numa épica de andanças pelo mundo.

Pelo menos o sofrimento não dura muito. O filme tem pouco mais de 60 minutos, e quando termina é um alívio para os espectadores. Alguns dirão que é obra de arte. Eu diria que é desperdício de tempo e dinheiro.

Duração: 1h04
Cotação: péssimo

Chico Izidro

No comments: