quinta-feira, outubro 11, 2018

"Djon Africa" (Death Wish)



Uma obra que pode ser classificada como naturalista. "Djon Africa" (Death Wish), de Filipa Reis e João Miller Guerra, é um filme de produção do Brasil, Portugal e da africana Cabo Verde, também de língua portuguesa. É um road-movie, que fala sobre a busca das raízes, de um jeito simples, com atuações amadoras, mas excepcionais.

No longa, vemos a trajetória de Miguel Moreira, também conhecido pelo apelido “Tibars” e pelo codinome “Djon Africa”, que nasceu em Portugal, mas é órfão de mãe e foi criado pela avó. O que sabe do pai é que o homem foi expulso de Portugal e repatriado a Cabo Verde. A avó chega a lhe contar que quando criança, ele foi conhecer o pai na prisão, mas os guardas permitiram a sua entrada. Logo em seguida, o homem foi expulso de Portugal e repatriado a Cabo Verde.

Agora adulto, Miguel decide ir em busca de seu pai em Cabo Verde. Mas além do pai, o rapaz quer conhecer o seu passado, suas raízes africanas. Em sua jornada, vai conhecer pessoas e sofrer uma transformação muito forte. "Djon Africa" mostra ainda um belo país, e suas tradições e costumes. Instigante.

Duração: 1h38
Cotação: ótimo

Chico Izidro

Nenhum comentário: