Thursday, October 25, 2018

"Podres de Ricos" (Crazy Rich Asians)




Adaptação cinematográfica do livro "Asiáticos Podres de Ricos", de Kevin Kwan, "Podres de Ricos" (Crazy Rich Asians), direção de Jon M. Chu (“Truque de Mestre: O 2º Ato”), é o exemplo de como perpetuar preconceitos e estereótipos e de fazer cinema ruim. Pior que deve agradar aquelas pessoas que não querem pensar e buscam apenas diversão fácil e rápida. Sem contar que a trama é para lá de batida, com a história do casal que sofre para ficar junto por causa da família tradicional de um deles.

Aqui no caso quem sofre é a professora de economia e sino-americana Rachel Chu (Constance Wu), que é convidada por seu namorado Nick Young (Henry Golding) para acompanha-lo até Singapura para o casamento do melhor amigo dele. Só que ela não sabe o que lhe espera - a moça acredita que o namorado é um simples executivo, quando na realidade ele é o herdeiro de uma das famílias mais ricas, como também um dos solteirões mais cobiçados do país oriental. Pior ainda quando ela dá de cara com a futura sogra, Eleanor (Michelle Yeoh), que desaprova o namoro, por achar que a moça não tem berço. Ou seja, é pobre e filha de mãe solteira. Rachel vai sofrer com o desprezo de Eleanor.

O filme, no entanto, chama a atenção por mostrar a ostentação e o glamour brega dos milionários de Singapura. E também mostra um pouco da cultura asiática, presa ao passado com seus preconceitos e tradições ultrapassadas - logo no começo a família de Nick é barrada em um hotel londrino por ser asiática. Mesmo assim, não aprendeu nada com esta tal de superioridade racial...

E sem contar os personagens periféricos - o gordinho tímido e virgem, o primo gay descolado, a amiga feia, mas esperta, a vovó com mente mais aberta. Depois de quase duas horas, a gente quase implora para que tal bomba acabe.

Duração: 2h01
Cotação: péssimo

Chico Izidro

No comments: