sexta-feira, outubro 05, 2018

"Ponto Cego" ( Blindspotting)



"Ponto Cego" ( Blindspotting), do estreante diretor americano com ascendência mexicana Carlos López Estrada, é um filme que trata sobre racismo, regeneração, identidade, sobrevivência e amizade. E também tem muito de musical, apesar de não ser um musical, mas por seu protagonista, por vários momentos, andar pelas ruas ou em seu caminhão, emendando raps - aliás, que trilha sonora terrível. Afinal, este tipo de música não tem muita variedade, parecendo sempre ser a mesma melodia (!!!).

O personagem principal é Colin (o ótimo Daveed Diggs), um rapaz negro, que passou um período na prisão devido a um crime, que será mostrado no decorrer da trama. Vivendo em liberdade condicional, que se aproxima do final, ele tem três dias para não se meter em nenhuma confusão, e finalmente ficar livre. O problema é que seu melhor amigo, Miles (Rafael Casal), um rapaz branco que trabalha com ele numa empresa de mudanças, possui o pavio curto e está sempre colocando a dupla em situações extremas.

Os dois são como óleo e água. Colin tenta ser mais centrado, e tem medo de fazer qualquer coisa para não voltar para a prisão, e Miles já é mais impulsivo e imprudente. A história tem ainda de fundo o medo de Colin da polícia, pois em uma noite, enquanto voltava para seu albergue, ele testemunha um policial matar, com um tiro nas costas, um outro jovem negro.

O filme é surpreendente, passado em Oakland, na Califórnia, mostra o racismo de uma forma brutal - o jovem negro será sempre parado pela polícia, e o branco, com uma arma na mão, pode andar tranquilo, que não será interpelado. A história é tensa, mas acaba com uma mensagem de otimismo.

Duração: 1h35
Cotação: ótimo

Chico Izidro

Nenhum comentário: