Thursday, October 18, 2018

"O Primeiro Homem" (First Man)



O enredo de "O Primeiro Homem" (First Man), direção de Damien Chazelle, é baseado no livro homônimo de James R. Hansen, que relata os eventos pessoais e profissionais que culminaram na ida de Neil Armstrong, com a Apollo 11, à Lua, em 1969. A trama busca desmitificar o homem, um verdadeiro herói americano, que tinha problemas pessoais como qualquer ser humano, e sofria com a morte prematura da filha pequena, vítima de câncer, no começo dos anos 1960.

O filme mostra os passos de Armstrong (vivido por Ryam Gosling, que já havia trabalhado com o diretor em La La Land), desde sua carreira de piloto de testes até a entrada na Nasa em 1961 até 1969, quando ele colocou os pés na Lua. Retrata também seus dramas familiares e o apoio de sua mulher, Janet Armstrong, interpretada por Claire Foy (a Rainha Elizabeth, do seriado The Crown). É mostrado ainda os erros e acertos da Nasa, que com seu projeto Apollo tentava vencer a batalha espacial travada contra os russos, que já haviam mandado um homem para o espaço, Yuri Gagarin.

O diretor não vacila ainda em mostrar os desastres que ocorreram durante os anos anteriores à chegada de Armstrong à Lua, como por exemplo o fatídico acidente da nave Apollo 1, que explodiu matando todos os astronaustas que estavam lá dentro. E o pouco de Armstrong em seu destino é o climax, de um peso emocional excepcional - muitas pessoas com mais de 50 anos irão evidente se emocionar e lembrar aonde estavam quando ele colocou os pés no satélite da Terra, em 20 de julho de 1969.

"O Primeiro Homem" é uma obra de muita qualidade técnica, com momentos sombrios e outros espetaculares. E é também um filme dramático, onde retrata a coragem de um homem de arriscar a vida para entrar na história.

Duração: 2h21
Cotação: ótimo

Chico Izidro

No comments: