Thursday, October 18, 2018

"Legalize Já - Amizade Nunca Morre"



Filmado em preto e branco, "Legalize Já - Amizade Nunca Morre", dirigido por Gustavo Bonafé e Johnny Araújo, conta a improvável amizade de um vendedor de fitas cassetes com músicas selecionadas por ele mesmo, e um camelô de camisetas de bandas de heavy metal no início dos anos 1990, no Rio de Janeiro, que apesar de sua diversidade cultural e racial, não escondia o racismo, principalmente vindo da polícia. E é a história da banda Planet Hemp, que sim, fazia a apologia do uso da maconha.

O filme não é um musical, mas fica muito perto de ser, pois a música está presente em quase toda a totalidade da obra, principalmente através do rock punk dos Dead Kennedys e do rap dos Beastie Boys. Skunk, interpretado por Ícaro Silva, sonha em ganhar a vida com seu talento para compor, enquanto Marcelo, vivido por Renato Góes, é o camelô, que nas horas de folga faz letras contestatórias e realistas. Os dois se conhecem de forma inusitada, mas leva um tempo até que se deem conta que podem trabalhar juntos e criar coisas novas.

Afinal, Skunk, que é portador da AIDS, vindo a falecer em 1994, antes de a banda fazer sucesso, é mostrado como o grande incentivador da dupla, e os diretores não se preocupam em fazer dramalhão, não mostrando como ele adquiriu a doença. Ele faz as melodias para as letras de Marcelo, marca shows - a primeira apresentação é hilária, numa igreja de evangélicos -, e vai às rádios para tentar promover o grupo. Já Marcelo, que depois viria a ser conhecido como D2, é mais resistente, pois a namorada está grávida, e o pai o expulsou de casa. Assim, o dinheiro se faz urgente em sua vida, e a vida de rock star parecia distante para ele.

"Legalize Já - Amizade Nunca Morre" não é um filme fácil, às vezes até sufocante. Mas seus protagonistas funcionam perfeitamente, mostrando muito carisma, e brilhando bastante. O resultado é um drama que mostra a realidade pesada da juventude brasileira, que através da música, tenta colocar para fora os fantasmas que a persegue.

Duração: 1h35
Cotação: ótimo

Chico Izidro

No comments: