quinta-feira, maio 31, 2012

Branca de Neve e o Caçador

Espelho, espelho meu, existe alguém mais bela do que eu? pergunta a linda Charlize Theron no papel da Rainha Má em mais uma versão cinematográfica do clássico Branca de Neve, conto original criado pelos Irmãos Grimm. Só neste ano, a personagem foi transposta para a tela em Espelho, Espelho Meu e no seriado Once Upon a Time.

Agora, a história que trata de vaidade é dirigida por Rupert Sanders em "Branca de Neve e o Caçador", com Charlize Theron e Kristen Stewart, de Crepúsculo, como a heroína.

A trama é conhecida. A Rainha Má deseja a beleza eterna e para isso precisa que sua enteada Branca de Neve (Stewart) tenha o coração arrancado e entregue à ela. Na versão literária, o Caçador é apaixonado e sente pena da garota, libertando-a na floresta e levando para a Rainha o coração de um porco. Branca de Neve se embrenha na floresta e é acolhida pelos sete anões. No filme, Sanders faz várias alterações, mais para o paladar do público atual.
Aqui o Caçador (Chris Hemsworth, que viveu Thor nos Vingadores) não está apaixonado por Branca de Neve. Ele é um viúvo alcoólatra, que após muitas reviravoltas, decide ajudar a garota a fugir.

Muitas batalhas - com direito a Branca de Neve como uma Joana D'Arc rediviva liderando um exército contras as tropas da rainha. Em outra palavra, ridículo.

"Branca de Neve e o Caçador" é bonito visualmente, com efeitos especiais cuidadosos. Observe com atenção o passeio de Branca de Neve pela floresta, cercada de animais e fadas (lembra o desenho animado feito por Walt Disney). Os sete anões são concebidos com a mesma técnica utilizada em O Senhor dos Anéis, com atores tendo suas alturas reduzidas digitalmente - um dos anões é o veterano Bob Hoskins.

Charlize Theron está ótima como a vaidosa e cruel rainha, assim como Hemsworth. Porém Kristen Stewart não possui o estofo e nem a beleza necessária para interpretar a heroína. E na vida real, se Theron fosse perguntar ao espelho qual mais bela, ela ou Kristen, o espelho nunca teria dúvidas. E nem Charlize.

cotação: regular
Chico Izidro

Nenhum comentário:

“QUEER”

Foto: Paris Filmes “QUEER”, dirigido por Luca Guadagnino a partir de um roteiro de Justin Kuritzkes, é baseado em romance homônimo de 1985...