Wednesday, August 05, 2015

“Real Beleza”




Desta vez faltou originalidade para Jorge Furtado, diretor de bons filmes como “O Homem Que Copiava”, “Meu Tio Matou Um Cara” e “Saneamento Básico”, em “Real Beleza”, ele simplesmente copia descaradamente a obra-prima “As Pontes de Madison”, de Clint Eastwood, com ele e Meryl Streep e 1995. Vladimir Brichta é o fotógrafo decadente João, que para reerguer a carreira está na Serra gaúcha com o objetivo de encontrar uma nova modelo, uma garota que tenha potencial para deslanchar na carreira e assim reacender a sua. Após várias tentativas, ele encontra a bela Maria (Vitória Strada).

E a garota quer ser modelo, mas o problema é que seu pai, o octagenário e cego Pedro (Francisco Cuoco) é contra. Para ele, Maria é muito jovem e deve terminar os estudos antes de se aventurar nas passarelas e capas de revistass. Então João vai até a casa de Maria, numa localidade retirada e quase paradisíaca, mas ela e Pedro não estão, pois foram a cidade, onde ele fará exames. João encontra apenas a mãe da menina, a solitária Anita (Adriana Esteves).

Papo vai, papo vem, e uma paixão intensa nasce entre o fotógrafo e a dona de casa. Agora, além de querer levar Maria, João quer que Anita parta com eles. E fica aquele nhém-nhém-nhém, com Anita dividida entre a paixão pelo fotógrafo e a lealdade ao homem que levou conhecimento a sua vida. Um romance, aliás, que não convence em nenhum momento.

Vladimir Brichta até vai bem, apesar de achar que para demonstrar profundidade em sua atuação, deva fumar um cigarro após o outro e fazer cara de tédio, como se estivesse naqueles clássicos franceses dos anos 1960. Sua esposa na vida real, Adriana Esteves, mostra um rosto sofrido, repleto de papadas – ficando até meio difícil engolir João dizendo: “Você é tão linda quanto a sua filha, se não mais”. A atriz global, porém, não se nega a protagonizar cena de nu frontal. A estreante Vitória Strada até é esforçada, mas suas falas são quase declamadas. Já Francisco Cuoco no papel do cego intelectual – e a biblioteca do personagem é dos sonhos para os amantes de livros – está soberbo.

Cotação: regular
Chico Izidro

No comments: