Wednesday, August 26, 2015

"Que Horas Ela Volta?"




Deu muito certo a parceria entre Regina Casé e a diretora Anna Muylaert em "Que Horas Ela Volta?". No filme são mostradas as difíceis relações entre patrões e empregados. No caso a empregada doméstica e ex-babá Val (Casé), que vinda de Pernambuco cuidou de Fabinho (Michel Joelsas, de O Ano Que Meus Pais Saíram de Férias) desde pequeno. Parte do dinheiro de seu salário era enviado para parentes no Nordeste, que cuidavam de sua filha Jéssica (Camila Márdila).

Anos depois, Jéssica está para prestar vestibular na FAU em São Paulo, e ficará hospedada na casa onde trabalha a sua mãe e de propriedade do casal Bárbara (Karine Teles) e Zé Carlos (Lourenço Mutarelli), no elegante bairro do Morumbi. E a convivência não será fácil, já que Jéssica não é servil como Val. Ela leva a mãe ao desespero ao não respeitar as convenções sociais. "A menina não conhece o seu lugar", pensa Val. "Eles não são meus patrões, são seus", retruca Jéssica.

A garota age como se estivesse em casa, primeiro ao aceitar ficar no quarto de hóspedes ao invés de dividir o pequenho quartinho com a mãe no fundo da casa. Ela também abre a geladeira e se serve do sorvete exclusivo de Fabinho, senta à mesa como se fosse da família, nada na piscina, para desespero de Bárbara, que acha tudo aquilo um absurdo. A dona da casa passa a não conseguir mais segurar seu desagrado e ao ver tamanho desprendimento, não pensa duas vezes, mandando por exemplo, esvaziar a piscina.

Jéssica ainda mexe com os sentimentos do dono da casa, Zé Carlos, que vive da fortuna deixada pelo pai, e se mostra um homem depressivo e artista frustrado. Ele passa a desejar ardentemente Jéssica. "Que Horas Ela Volta?" é um filme cru, mostrando a realidade brasileira, onde as divisões sociais ainda são fortes. Apesar de se achar da família, Val sabe no fundo que não é, mesmo que seu amor seja mais forte por Fabinho, que encontra na empregada mais carinho e compreensão do que de sua mãe, do que pela filha, que não viu crescer.

Casé está espetacular na pele de Val, uma empregada servil e dedicada. Camila Márdila também está ótima como a menina que vem do Nordeste e não abaixa a cabeça para as regras impostas por uma sociedade elitista.

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: